Vozes da Cidade #4 – Ciclo de Conversas

Vozes da Cidade 4Estarei a moderar o próximo encontro do ciclo de conversas Vozes da Cidade, promovido pela associação Colecção B, na próxima quarta-feira, 18 de Maio, pelas 21h30 na Igreja de S. Vicente, Évora. Neste quarto encontro, com o tema “Évora, e a Música Vocal”, terei como colegas Antónia Fialho Conde, António Louro Alves, Filipe Mesquita de Oliveira e José Rodrigues dos Santos.Agradeço desde já o convite/desafio lançado pelo José Alberto Ferreira para um formato com o qual não estou habituado a trabalhar e espero estar à altura não só do tema que se pretende tratar, mas também da qualidade do debate que os encontros anteriores têm proporcionado.


A música vocal está presente em Évora praticamente desde a sua origem, com particular importância a partir da ocupação cristã da cidade. Aqui, centramo-nos na prática vocal inserida num contexto sacro, primeiro através do cantochão (vulgo canto gregoriano) como música funcional ao ritual litúrgico, omnipresente na cidade até aos tempos modernos, e também a polifonia, cujas referências começam a aparecer no final do século XV, e o seu desenvolvimento em novas linguagens. Nestes campos, Évora constituiu-se ao longo dos séculos como um dos mais importantes centros musicais portugueses, sendo actualmente reconhecida como tal ao nível europeu como também mundial, estando associado à cidade um notável património musical. Não podemos esquecer também a presença do “cante”, recentemente reconhecido pela UNESCO como património imaterial da Humanidade, mas que está entranhado na vivência das gentes alentejanas, construindo-se como uma polifonia de cariz popular. Pretende esta conversa ser um momento de reflexão e discussão com um painel multidisciplinar, envolvendo a História, a Musicologia, a Antropologia e o Associativismo, sobre este património vocal, o que tem sido realizado no âmbito da sua organização e dinamização, assim como o que poderá vir a ser realizado para que se mantenha vivo o conhecimento construído ao longo dos últimos anos acerca da música vocal em Évora.


I’ll be hosting next May 18th the fourth meetin of the cycle “Vozes da Cidade” (Voices of the City”, a series of talks around themes related to Évora promoted by cultural association Colecção B in the Church of S. Vicente, Évora. The subject of this meeting will be “Évora, and the Vocal Music”, which will draw attention to the presence of vocal music in city’s history from its Christian roots, focusing on the practices of plainchant and polyphony. Other contemporary aspects will also be mentioned as the activity of the city’s choral associations to the traditional music of Alentejo – the Cante – that was recently declared by UNESCO as world heritage.

Advertisements

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s