Texto no “Fazendo” N.º 94

Fazendo 94Acaba de ser publicado no número 9 da revista cultural Fazendo, que se publica na cidade da Horta, o meu texto intitulado “Áureo Castro: Uma nota biográfica”, que incide sobre o perfil do padre Áureo da Costa Nunes e Castro, nascido na Candelária ((ilha do Pico) e que fez carreira musical em Macau, tendo fundado uma série de instituições musicais nessa cidade, que ainda hoje se mantêm em actividade. Este texto está incluído na série “Notas biográficas sobre compositores portugueses”, uma colecção de pequenos textos de divulgação que tenho vindo a escrever.

Este texto pouco traz de novo ao que já se conhece da biografia do padre Áureo de Castro e tem somente como objectivo relembrar a figura deste compositor açoriano praticamente desconhecido nas ilhas.

O texto está disponível  na Academia.edu

Anexo também dois vídeos. Um referente à notícia da RTP-Açores a quando da passagem do coro da Academia Musical Pio X (instituição fundada por este compositor em Macau) pelos Açores.

http://rd3.videos.sapo.pt/playhtml?file=http://rd3.videos.sapo.pt/4QItAV5W2u6ZGCUuQfIb/mov/1

O outro refere-se a uma gravação retirada do YouTube (a única, creio, de uma obra de Castro) do Te Deum, feito na Sé Catedral de Macau, onde é notória a influência estética da música pós-Motu proprio, com a presença do cantochão e da monumentalidade associada à figura de Lorenzo Perosi.

Advertisements

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s