Lançamento do CD “Música Sacra Portuguesa”

Diário Insular 14-06-2012Notícia no Diário Insular do passado dia 14 sobre a apresentação do triplo CD “Música Sacra Portuguesa” na Sé de Angra, que decorreu ontem. Neste evento apresentei a comunicação “Música sacra portuguesa do século XIX: Prática musical na Sé de Angra“, incidindo sobre o percurso histórico da música feita na Sé desde a constituição do Bispado em 1534 até meados do século XIX. Também pude dirigir o Coro da Sé de Angra, que interpretou duas obras de polifonia portuguesa do século XVI, e a estreia do Ensemble da Sé de Angra, que interpretou a Missa Ferialis de Manuel Mendes.

«Sábado, na Sé de Angra
Lançamento do triplo CD “Música Sacra Portuguesa”
Um triplo CD com música sacra portuguesa do século XIX é lançado no próximo sábado, pelas 21h30, na Sé de Angra.
Os três CD0s que compõem este álbum decorrem da gravação ao vivo dos três concertos promovidos pela Sé de Angra (em 2008, 2009 e 2010) onde foram dadas a ouvir obras de compositores portugueses existentes no fundo musical do Arquivo Capitular da Catedral, na sua maioria inéditas em edição discográfica.
Este álbum inclui as Matinas para a Sagração da Sé, de João José Baldi, a Missa de D. Pedro IV, Magnificat e vários salmos concertados de João José Baldi e Frei José Marques e Silva e o Stabat Mater, de António José Soares. Também inclui obras de compositores ligados à Sé de Angra, como Mateus Pereira de Lacerda e Pedro Machado de Alcântara, do compositor terceirense Tomás Borba e duas obras, Nunc dimittis e Nele e para Ele tudo foi criado, do compositor açoriano Antero Ávila.
A apresentação do álbum, aberta ao público em geral, está a cargo do padre Hélder Fonseca Mendes e de Duarte Gonçalves-Rosa sendo proferida uma breve comunicação pelo musicólogo Luís Henriques, intitulada “Música sacra portuguesa do século XIX: Prática musical na Sé de Angra”. As intervenções musicais estão a cargo dos organistas Ricardo Toste, Márcio Vargas e Nelson Pereira, que irão tocar obras para órgão de autores portugueses. O Coro e Ensemble da Sé de Angra, dirigido por Luís Henriques, Jorge Barbosa e Duarte Gonçalves Rosa, irão apresentar obras de polifonia vocal sacra dos séculos XVI e XVII e música litúrgica do século XX.»

Diário Insular, 14 de Junho de 2012

Advertisements

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s