VII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”

Promete ser um fim-de-semana em grande! Sexta, Sábado e Domingo de polifonia. Contrariamente   ao ano passado, este ano o Eborae Mvsica optou por fazer o VII Ciclo de Concertos “A Quaresma na   Escola de Música da Sé de Évora” apenas num fim-de-semana.

É um festival que se justifica na sua plenitude visto o espólio musical ligado à catedral Eborense ser   riquíssimo na temática relativa à Quaresma e Semana Santa. Há que salientar que apesar desta   música ser esmagadoramente do século XVII também existe música de séculos seguintes (séc.   XVIII). Contudo, provavelmente por envolver mais meios e por haverem poucos ou nenhuns estudos   feitos, nunca é realizada.

O ciclo é iniciado com uma conferência (introdução) pelo musicólogo Dr. Jorge Raposo, seguindo-se   a actuação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, que interpretará obras de Manuel Mendes, Francisco   Martins, Estêvão de Brito, Estêvão Lopes Morago, Manuel Cardoso e Diogo Dias Melgás. No Sábado   actua o Coro Amadeus de Puebla de la Calzada, que é uma incógnita. No Domingo actua o Grupo   Vocal Olisipo, do qual pouco há a dizer. Resumindo: é um dos melhores grupos portugueses da   actualidade, com um curriculum invejável na execução de polifonia portuguesa. Abaixo é indicado o respectivo programa:

  • Dia 6, 21h30 – Introdução ao Ciclo e Concerto pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, Pedro Teixeira   (dir.)
  • Dia 7, 18h00 – Coro Amadeus de Puebla de la Calzada (Extremadura espanhola), Alonso Gómez   (dir.)
  • Dia 8, 18h00 – Grupo Vocal Olisipo, Armando Possante (dir.) Convento dos Remédios, Évora
Advertisements

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s